Final de ano: O que fazer com seu dinheiro!

O ano está encerrando e, com o décimo terceiro salário, surge a dúvida de como aproveitar este dinheiro da melhor forma. Para complicar um pouco mais, ofertas imperdíveis surgem a todo momento. O que fazer com seu dinheiro? Eis a questão! (risos)

Não existe uma regra ou receita de bolo, no entanto compartilharei uma opinião pessoal fundamentada em questões bem conhecidas.

O que fazer com o dinheiro, nem sempre significa investir em uma aplicação financeira. O objetivo, em si, são condutas que ofereçam maior tranquilidade no médio ou longo prazo. Logo, a melhor opção é se programar para começar 2019 sem dívidas e, se possível, com o menor número de contas para pagar.

Se possível, procure pagar adiantado os principais impostos, como IPTU e IPVA. Assim, podemos contar com um desconto alto. O IPTU de minha cidade, oferece 20% de desconto para pagamentos à vista na primeira antecipação. Procuro me programar durante o ano inteiro para fazer isto.

Com o pagamento do décimo terceiro e a programação financeira que faço ao longo do ano, procuro eliminar, ao máximo possível, qualquer pendência para o ano seguinte e, pelo esforço que fiz, deixo uma quantia separada para gastos eventuais e de menor importância. Afinal, também sou filho de Deus.

Onde não colocar seu dinheiro, também é importante… 😉

O grande desafio é controlar a nossa ganância. A possibilidade de ganhos rápidos, geralmente, faz nossos olhos crescer. Quem vai ao Paraguai para fazer compras e chega mais cedo, por exemplo, sempre encontra o jogo das três tampinhas (olha a bolita, olha a bolita….). É um golpe MUITO antigo, mas todo dia alguém cai. O que acaba convencendo é que se você observar, vai acreditar que é possível ganhar, pois verá pessoas (do grupo) ganhando e aí sua cabeça lhe trai.

TAMPINHA SÃO PAULO 07.11.2009/ JT GERAL/ ESTADO CIDADES/ Policiais do DEIC

Infelizmente, no campo dos investimentos não é muito diferente…

Sempre aparece algo para sacudir a nossa ganância. Todo ano surge uma promessa milagrosa com ganhos muito acima do que o mercado consegue oferecer. Foi assim com a Zurc, Alcatéia Investimentos e a MMM-Brasil. No início todas pagam, mas sua estrutura piramidal sempre faz com que a empresa perca a capacidade de honrar o pagamento. Normalmente, sobrevivem entre 2 a 3 anos. O que mais chama a atenção é que, em todas, as empresas apresentam registro certinho. A MMM-Brasil fechou de uma hora para outra alegando o falecimento de seu idealizador, mas nem vou entrar em detalhes porque já compartilhei muitas informações sobre o assunto.

Atualmente, a empresa que está chamando a atenção e, novamente, a CVM alertou é a Unick Forex. Mais um vez, inúmeros brasileiros estão entrando e tentando justificar que DESTA VEZ será diferente. Ao contrário do que muitos imaginam, quando um alerta deste é dado ao mercado, tenha certeza que nenhum órgão brasileiro lhe protegerá. Podem fechar a qualquer momento sem prestar conta!

Logo, fuja destas furadas… se sobrou dinheiro e não sabe o que fazer, invista em ativos regulados no Brasil ou então presenteie-se

Por fim, o ano está terminando com um calor extremo e muitas pessoas estão na dúvida se compensa gastar o dinheiro comprando um ar condicionado, ventilador ou climatizador. É evidente que depende da situação financeira de cada um, mas vou compartilhar uma experiência que fiz.

Algumas pessoas podem procurar alguma alternativa com a relação custo/benefício atraente. Atualmente, existe uma opção no mercado, conhecida como ar condicionado pessoal (o primeiro que surgiu foi o Evapolar) – pois refresca apenas uma pessoa. Eu tinha interesse em experimentar, para confirmar se atende ao que se propõe (as opiniões na Internet são bastante divergentes, só comprando mesmo).

Pesquisei algumas opções disponíveis no mercado brasileiro, pois o Evapolar era muito caro (pelo preço, compensa comprar um ar condicionado). Cheguei até um modelo chinês que é fácil encontrar aqui e por um preço mais acessível. Porém, durante minhas pesquisas, também encontrei um projeto brasileiro, conhecido como Nevi. A proposta me pareceu interessante e os vídeos, com demonstração, no Youtube chamaram minha atenção. Comprei.

A proposta em si (Nevi) visa levar uma solução de ar condicionado pessoal para a população mais carente. Achei a iniciativa bacana e gostei da ideia, porém o kit já montado (o foco é o kit com as peças separadas) é um pouco salgado para uma proposta desse tipo. Refresca um pouco (sendo bonzinho), mas para o calor que tem feito não achei que foi uma boa aquisição (deixei encostado). Meu ventilador atende MUITO melhor. O projeto é legítimo, não é golpe. O único problema é a solução em si. Pelo menos não paguei tão caro já que não importei o Evapolar. Logo, se você puder comprar um ar condicionado, é preferível comprar um ar condicionado mesmo. Por outro lado, se a situação estiver apertada, é preferível um ventilador.

Então, estas foram algumas dicas para que você não desperdice seu dinheiro em algo que provavelmente gerará arrependimentos e citei algumas opções para começar o ano de 2019 com maior tranquilidade. Existem inúmeras opções, comentei fatos recentes que tenho presenciado ou vivido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *