Mercado de ilusões

dinheiromaoEste é mais um assunto extremamente polêmico e complicado de discutir. Por incrível que pareça, isto acontece porque muita gente tem dificuldade em aceitar ter investido ou apostado em algo fadado ao fracasso. O sonho de liberdade financeira, com ganhos maiores ou esforço moderado, é um desejo antigo que acompanha diferentes gerações. Tanto é verdade que, sustentado nesta expectativa, esquemas de pirâmide funcionam até hoje.

Muitas estratégias antigas, focadas em ganho financeiro rápido, receberam apenas uma nova roupagem e foram aperfeiçoadas, mas a base é a mesma. Infelizmente, o tempo e a Internet globalizaram e profissionalizaram ainda mais, resultando em um grande “Mercado de Ilusões”.

Uma simples pesquisa por um assunto como este já oferece algum risco. Certamente encontraremos materiais envolvendo estratégias de risco elevado com “Bitcoin” (cripto moeda), “Opções Binárias”, “Forex” (mercado de Câmbio) e “operações com opções a seco na bolsa de valores”. O problema está na forma como o assunto é colocado (tratado, muitas vezes, de forma irresponsável ou enganosa). Alguns sites tentam passar um ar de seriedade maior, confirmando o risco envolvido, mas “vendem” a promessa de maior segurança, controle e eficiência através de estratégia própria. Basta comprar o curso – é sempre assim.

Seja como for, aceite o seguinte: Quanto maior a possibilidade de ganho, maior será o risco. Não permita que sua mente lhe traia. Adote para si uma posição de investidor e não de jogador.

A busca desenfreada por ganhos rápidos tende a lhe transformar em jogador. Aliás, é bem provável que aconteça  com quem costuma “brincar” com “Opções Binárias”, levando facilmente à uma posição de apostador. Comece mantendo foco em investimentos de renda fixa, variável ou imóveis.

Meu pai costuma dizer que se houvesse uma forma fácil de ganhar dinheiro, ninguém trabalharia. É verdade, também concordo. E, a meu ver, teríamos com isto, um grande problema na capacidade produtiva e entraríamos em um circulo vicioso que limitaria a geração de riqueza. Ou seja, estas ilusões não são viáveis nem em sonho. Logo, não perca seu foco.

Há também ilusões mais sucintas…

O que dizer dos casos em que a pessoa afirma ter deixado o emprego atual para “investir” em algo alternativo, que permitiu uma mudança de vida radical (com liberdade)? É interessante, existe algo em comum em todos estes casos: Tudo isto é colocado de forma compacta, mas pode ser explicado detalhadamente ao “comprar o curso”.

Não estou dizendo que mudanças devam ser descartadas. De forma alguma.

Há uma série de etapas que devemos seguir para conquistar uma estrutura financeira resistente e, só assim, sonhar com mudanças de maior impacto – assumindo riscos maiores e suportando qualquer resultado, seja no sucesso ou insucesso. Tudo isto é muito particular e depende de inúmeros fatores, como: “apoio familiar, renda alternativa ou salário residual decorrente de outros investimentos”. Então, quando alguém afirma que optou por uma mudança que a levou a uma vida melhor, é preciso tomar muito cuidado.

Digo isto porque muitos relatos focam o resultado final, mas descrevem muito pouco sobre os “pré-requisitos” (eles existem). O que funciona para alguns, pode não ser indicado para outros. O risco de um pai de família, por exemplo, não é o mesmo de um jovem solteiro que vive com os pais. Isto tem influência direta sobre tempo livre, obrigações, deveres e por aí vai.

Há algum tempo, o trabalho dos blogueiros passou a ser visto como atividade profissional (é justo). No entanto, poucos sobrevivem exclusivamente disto. Grandes perspectivas de negociação surgem para blogs ou sites com altíssima frequência de visitas, por despertar maior interesse de patrocínio. É possível obter bons lucros? Sim. Também é mais difícil do que parece, pouco estável (terá retorno variável) e leva tempo para apresentar bons resultados (a espera pode ser insuportável para muitos – principalmente para novatos). Estão criando uma distorção a respeito desta atividade, vinculando a outros métodos que visam pontualmente o ganho de dinheiro.

Então, caso você esteja pensando em trabalhar com a produção de “sites de nicho”, vá com calma. Jamais abandone seu emprego para começar algo assim. A realidade não é exatamente o que muitos estão pintando por aí – até porque, direta ou indiretamente, você acabará aquecendo este mercado caso resolva participar também. Mas, saiba que estará entrando com grande atraso.

Uma coisa é alguém desejar viver como blogueiro e incluir uma possibilidade adicional de renda – algo perfeitamente viável. Outra, completamente diferente, é acreditar que vale apena mudar o rumo da vida e começar a produzir material, que muitas vezes nem gosta, acreditando que ganhará muito dinheiro. Será que é possível produzir material de valor assim? Pense bem.

A promessa de ganhos rápidos com a bolsa de valores pode resultar em uma experiência bem amarga – suficiente para permanecer na memória por longos anos. E digo isto com experiência própria (paguei caro pelos erros que cometi). Requer conhecimento elevado, controle emocional e uma habilidade enorme (leva alguns anos até adquirir). Portanto, muito cuidado. Além de iludir facilmente, poderá levar a perdas financeiras bem expressivas.

Na bolsa de valores, podemos atuar como investidores ou traders. O trader (especulador) é aquele que visa o ganho especulando as variações do papel – existem técnicas para isto. A maioria das pessoas começa pela forma mais difícil, sendo trader. Aquele que larga o emprego para viver da bolsa acaba fracassando rapidamente. E acontece porque se vê obrigado a ganhar sempre. Não há controle emocional que suporte isto. Ser trader profissional é para poucos – não para quem decide que precisa mudar de vida (seria mais lógico trabalhar em uma corretora antes).

O mercado de ações pode lhe conferir grandes ganhos, mas é ingrato e bastante complexo. Não há um consenso claro nem mesmo entre especialistas. Mas, podemos investir de forma inteligente e aprimorar com o tempo. Procure encarar este mercado como uma alternativa de investimento e não como profissão (ao menos no início).

Não sonhe demais. Valorize o trabalho que lhe permita destaque sobre a massa, explorar suas habilidades e mostrar seu valor. Poupe e invista periodicamente. Com o tempo você contará com renda residual e, aí sim, conquistará a liberdade financeira.