É fácil ganhar dinheiro na Internet?

Quase todos os dias, através das redes sociais, recebemos anúncios envolventes sobre este tema. Em função do nicho de minha fanpage e conteúdo de interesse, acabo recebendo este tipo de anúncio regularmente. Quanto mais o tempo passa, mais reforço minha opinião e, conforme vão surgindo oportunidades, compartilho algumas notícias ou experiências para ajudar na compreensão de alguns pontos que costumo questionar. É possível ganhar dinheiro na Internet, porém não existe fórmula mágica ou receita de bolo para obter sucesso e ser recompensado por isto (retorno financeiro). Vende-se muita ilusão. É extremamente fácil perder tempo e dinheiro, principalmente quando as pessoas se deixam iludir ou são movidas pela ganância.

Repetidamente, afirmam que nada vem sem esforço, mas demonstrando sempre retornos tentadores:
http://www.criarblogs.net/como-ganhar-100-dolares-dia-adsense/

Pode acreditar… é significativamente mais difícil do que costumam pintar! 😉

Muitas vezes, os anúncios demonstram “certa facilidade”, afinal “querer é poder”. Certo? Têm sido frequente a combinação de marketing digital com estratégias motivacionais. A teoria é linda e envolvente – para despertar maior interesse, claro. Afinal, são vendedores em ação. Não gosto e nem fico comovido com textos ou vídeos motivacionais. Acredito que quando você é reconhecido pelo valor que representa e é remunerado na mesma proporção, a motivação é espontânea e constante. É praticamente impossível motivar um profissional mal remunerado. Do contrário, servirá apenas como um anestésico temporário (se funcionar).

Seja como for, independente dos resultados conferidos no curto prazo, dê o melhor de si em tudo que fizer. Mas, procure tomar cuidado com os seus objetivos também. O retorno financeiro é consequência de um trabalho ou projeto bem sucedido (pouco previsível) e não deve ser tratado como objetivo principal ou final.

A palavra inovação está na moda, mas os maiores desafios ainda são velhos conhecidos. É preciso oferecer um produto diferenciado, capaz de despertar grande interesse. Muitas vezes, requer uma posição de vendedor ou prestador de serviço. Dificilmente, bastará revender treinamentos ou produtos amplamente difundidos, a não ser que o seu apresente diferencial competitivo. Existem vídeos, no youtube (não incluirei links), demonstrando como criar uma máquina “poderosa” de vendas. Pois é, para “atingir o que é prometido”, é preciso superar o produtor original, lançando outro produto ainda mais tentador. Fique atento para não ser manobrado por outros produtores (trabalhando quase de graça).

Não vejo muita vantagem na produção de sites de nicho em massa. De acordo com algumas pesquisas, o melhor momento ficou para trás. E, se assim fizesse, provavelmente, precisaria contratar algum serviço de redação para manter os sites ativos (faço malabarismos com apenas dois). Neste caso, adivinhem quem lucraria mais? A única certeza é que eu estaria alimentando outro mercado.

No mês de abril, por exemplo, compartilhei um artigo demonstrando como buscar patrocinadores para seus projetos. São alternativas realmente viáveis. No entanto, requer um produto diferenciado e “argumento de venda” convincente. Não é tão simples quanto parece. Fiz um pequeno experimento, em um crowdfunding famoso. A seguir, vocês perceberão que não deu certo (risos). Também não me dediquei o suficiente – no momento, minhas prioridades são outras.

O primeiro desafio, desta campanha, seria convencer outras pessoas a contribuir com um investidor (mesmo que amador). Pode não fazer muito sentido para alguns. Ainda assim, é complicado. A administração de tempo livre tem sido um grande desafio. Preciso administrar tudo isto, sem comprometer minha atividade principal. Até a produção de conteúdo, “simples” como este, custa tempo e dinheiro. Por enquanto, estou pagando para produzir e disponibilizar conteúdo. Para aumentar o alcance, tenho impulsionado as publicações de minha fanpage.

Para se ter ideia, o retorno do Google AdSense não paga, sequer, os anúncios que tenho impulsionado.

– Vejam quanto custou (total de R$ 1.168,00), no intervalo de quase 2 anos, para impulsionar algumas publicações pelo facebook:

– Agora, confiram qual foi o lucro que obtive através do Google AdSense:

Ainda tem um detalhe: o saque fica disponível a partir de US$ 100,00. Falta um bocado!  😉

Se eu colocasse o retorno financeiro como objetivo principal, não faria sentido manter o blog e, provavelmente, perderia a oportunidade de continuar me aperfeiçoando ou mesmo permitir que o blog cresça realmente (leva tempo). É preciso ser persistente e resiliente. Particularmente, eu entendo que o nosso esforço nunca é em vão. O aprendizado engrandece e pode ser aproveitado em outros projetos. Apenas não fique parado, aproveite seu tempo da melhor forma possível.

O meu objetivo foi demonstrar que a dificuldade envolvida é expressivamente maior do que costuma ser vendido, mas tenho consciência que ainda não me dediquei o suficiente. Vale lembrar que, na tentativa de ampliar o alcance, tenho impulsionado algumas publicações de minha fanpage. Mesmo assim, o resultado ainda é relativamente lento (com mais de 4000 seguidores).  Em relação ao aprendizfinanceiro, não pretendo mudar nada, pois tem servido como fonte de consulta pessoal. Porém, estou estudando a possibilidade de oferecer alguns serviços através do linuxfirewall.

Por hora, prefiro manter o foco no meu trabalho principal e investimentos, pois sei que não me deixam na mão! 😉

E prudência, nunca é demais.

Um ótimo final de semana a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *