De volta à realidade… queda acentuada no primeiro dia de negociação

O ano mal começou e o primeiro dia de negociação (04/01) na bolsa foi bastante amargo.

Não é muito fácil encarar, mas estamos sujeitos.

As principais bolsas de valores do mundo despencam em seu primeiro dia de negociação, em 2016, após uma forte queda no mercado chinês. O índice SSI (SSI:000001) registrou queda de 6,9% e as operações foram encerradas antecipadamente em Xangai depois de dados fracos da indústria desanimarem os investidores. A queda nos índices acionários DAX (DBI:DAX) em Frankfurt, FTSE 100 (FTSE:UKX) em Londres e CAC-40 (EU:PX1) em Paris mostram a mesma preocupação com a desaceleração na atividade manufatureira da China. – Fonte ADVFN.

Com isto presenciamos hoje, no primeiro dia de negociação, uma queda de 2,79% do IBovespa a 42.141 pontos.
ibov1-2016

Ironicamente, a única alta que presenciei hoje em minha carteira de ações foi de Petrobras (PETR3), com +1.17%. O resto foi um desastre, com “-3.59% em ABEV3“,  “-2.02% em GRND3“,  “-5.96% em ITUB3“,  “-5.64% em EZTC3“,  “-3.39% em BBAS3” e  “-6.17% em BBSE3“. Assim fica fácil entender o gráfico acima. 😉

É evidente que não estou contente com o resultado, mas isto não é motivo para ficar “emocionado”. Quem investe em renda variável está sujeito. Acredito que ainda passaremos por fortes flutuações no primeiro trimestre. Por esta razão, o ideal é investir visando o longo prazo. Quem precisou desaplicar o dinheiro hoje (por exemplo), foi obrigado a amargar um grande prejuízo.

Conforme exposto há poucos dias, o que define cotação, no curto prazo, é a relação entre expectativa e realidade:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/01/bolsa-da-china-despenca-e-assombra-mercados-de-todo-o-mundo.html

Foi apenas o primeiro dia de negociação. Ainda há muito por vir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *