Como investir na bolsa?

Espero que tenham gostado da postagem anterior (“Investindo em ações”). O objetivo foi mostrar como se portar para investir com sucesso.

Gostou, mas não sabe como começar?
Sem problemas…

Começaremos 2016 entendendo como investir na bolsa. Para isto, estou compartilhando um link, da BM&FBovespa, que trata o processo detalhadamente e de uma forma bastante simples (com vídeos).
http://www.bmfbovespa.com.br/como-investir-na-bolsa.aspx?idioma=pt-br

Entendido o processo, o próximo passo é a escolha da corretora.

Para facilitar um pouco, confiram as recomendações para a escolha:

Minha primeira conta foi aberta na corretora Gradual Investimentos, pois atendia meus critérios, como os custos operacionais (por exemplo), e havia um escritório na cidade onde moro (facilitando o contato). Infelizmente, o escritório, onde moro, não existe mais. Mas, não mudei ou encerrei a conta porque gosto tanto do atendimento como do Home Broker (bastante estável). A XP Investimentos também é uma opção muito interessante (excelente corretora), mas os custos eram mais elevados. Naquela época a Gradual me pareceu uma escolha mais coerente.

No ano passado (2015) resolvi testar outra corretora – a MyCAP, onde fiz pequenos aportes visando investimentos em Small Caps (há pouco tempo). Em função do risco envolvido, apliquei pouco dinheiro e não recomendo este tipo de investimento para quem estiver começando. O risco é ainda maior e meu foco não é este. Na realidade, refere-se a um pequeno capital que aceitei alocar a risco. Vou compartilhar a evolução disto e espero que seja positiva (risos). Durante a escolha da corretora, fiquei dividido entre a Rico e MyCAP. Gostei da corretora MyCAP (menores custos e “imposto de renda fácil”), mas achei o Home Broker pouco estável.

Não estou fazendo recomendação de corretora, o objetivo aqui é compartilhar experiência. Há inúmeras possibilidades e o investidor pode fazer comparação através deste link:
https://www.bussoladoinvestidor.com.br/guia_corretoras/

Por cautela, aplique apenas o dinheiro que não for necessário no curto prazo.

Conforme exposto, tenho e recomendo o investimentos em ações, mas minha estratégia de investimento segue o que foi colocado neste artigo:
http://aprendizfinanceiro.com.br/awrp/investimentos/estrategia/

3 thoughts on “Como investir na bolsa?

  1. MyCAP pior corretora, DESONESTA, propaganda enganosa, não conecta, não funciona, DESLIGAM HB, COBRAM CORRETAGEM MUITO MAIOR, ENROLAM TRANSFERÊNCIA PARA OUTRA CORRETORA,C CORRETORA HORRÍVEL. TŌ FORA, NUNCA MAIS.

    • Infelizmente, a minha experiência com a corretora também não tem sido boa. Ainda não fiz a transferência de custódia, mas pretendo fazer até o mês de dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *