Em um acordo firmado com a Comissão Federal de Comércio (FTC – Federal Trade Commission) dos EUA, a Herbalife (Herbalife International of America, Inc., Herbalife International, Inc., e Herbalife, Ltd.) se comprometeu a pagar US$ 200 milhões para compensar consumidores que enganou com seu esquema de marketing multinível (que poderia ser classificado como esquema de pirâmide).
http://www.conjur.com.br/2016-jul-16/herbalife-pagara-us-200-milhoes-compensar-consumidores
Estou surpreso por ter demorado tanto… Se investigar cada empresa que trabalha seguindo estratégias de MMN, este mercado acaba! (risos). Trata-se de um mercado que nunca me atraiu, pois lida com produtos caros e um modelo de negócio bastante questionável.
O interessante é que estão combinando com outras técnicas de consultoria para tentar seduzir um número de clientes (ou “consultores”) cada vez maior. Como está na moda vender consultoria sobre qualquer coisa… naturalmente, surgiram consultorias especializadas (coaching, para ficar chique) em nutrição com Herbalife.
Pingback: Renda extra x Empreendedorismo digital – parte 2 |