Bolsa afunda durante a semana; o que deu errado?

Aproveitando parte do título do artigo publicado, ontem, pela infomoney, tecerei alguns comentários sobre o que vem acontecendo nos últimos dias. Mas, trata-se de uma visão pessoal.

Profissionalmente, não sou economista e nem analista financeiro; sou analista de suporte (TI) e minha opinião é baseada na visão de um pequeno investidor, que vem estudando e acompanhando o movimento da Bolsa diariamente, bem como a realização de operações mensais no mercado de renda variável (moderadamente e com cautela). Ou seja, tenho colocado em prática o que escrevo.

Como o Bastter costuma dizer: “é inútil tentar entender, no curto prazo e pontualmente, a causa da volatilidade no mercado de ações para cada evento noticiado”. Para quem é SÓCIO, isto não é tão importante. Mas, não significa que não podemos avaliar ou tirar algum “proveito”, apesar dos riscos. O que realmente importa é o resultado financeiro e a saúde das empresas das quais somos sócios. NO CURTO PRAZO, OS PREÇOS VARIAM (daí o nome “renda variável”). Não tente acertar o momento exato para compra ou venda de ações. Ao longo do tempo, o preço médio tende ser diluído porque os aportes serão feitos em diferentes momentos, do “fundo” ao “topo” dos preços. Procurando diversificar, claro.

Apesar da “péssima” performance do IBOV (desta semana), obtive um excelente rendimento com ativos de renda variável (o melhor, desde o início do ano). Aliás, continuo com uma boa vantagem por ter feito diferentes aportes há poucos meses. “Fui testado” em alguns momentos (desde o final do ano passado), mas já estou colhendo alguns frutos.

Para compreender o que vem acontecendo, procure refletir sobre alguns aspectos importantes…

A reação do mercado a cada notícia envolvendo o cenário político foi algo cristalino ao longo dos últimos meses. E, para deixar registrado, em 05/05/16, compartilhei um exemplo de uma semana agitada. No entanto, presenciei inúmeros casos similares. Goste ou não, a expectativa do mercado foi claramente pró-impeachiment. E a razão é óbvia 😉

Mudanças no cenário político x expectativa do mercado

Então, o que mudou?

É simples. No curto prazo, a “relação entre expectativa e realidade” reflete diretamente sobre a cotação de uma ação. É fato. Quando o mercado percebeu que o governo atual (PT) estava enfraquecido e sob uma ameaça real e tangível, gerou uma grande expectativa de mudança e, com isto, a cotação das principais ações subiu fortemente. Não me refiro a meia dúzia de ativos apenas. Dentre outros fatores, isto tornou o país mais sensível a especulação. A volatilidade foi acentuada para as principais estatais negociadas na Bolsa. Você acredita, por exemplo, que a oscilação de preço das commodities justifica uma volatilidade tão agressiva na cotação da Petrobras? Em pouco tempo, o valor simplesmente DOBROU. E continua assim, mesmo com o fechamento negativo de hoje (em 20/05/16). Traders profissionais tiveram a chance de conferir um lucro acima do dobro por ação. Não foi muito diferente com o Banco do Brasil também.

Mas, na última semana da aprovação do pedido de impeachiment, o mercado começou apresentar sinais de tensão. E, como a valorização anterior foi forte e rápida (diante dos acontecimentos), acredito que o mercado teria devolvido todo lucro conferido caso o processo fosse cancelado. Por esta razão, comentei em outro post que o risco seria maior para quem estivesse investindo naquele exato momento.

Quando a primeira etapa do processo de impeachiment foi concluída, a realidade veio à tona. Logo, a relação entre expectativa e realidade mudou. A partir de agora, o mercado espera por ações concretas. O problema é que o rombo é grande (acima do esperado) e é ilusão acreditar que alguma solução será apresentada rapidamente. O mercado está ansioso. É aí que reside o problema! 😉

Pode ser que surja outra grande valorização caso o impeachiment seja efetivado (aparenta ser o mais provável), mas as medidas anunciadas nas próximas semanas determinarão a intensidade na movimentação dos preços.

Ainda é cedo. O jeito é aguardar!

Boa sorte a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *