Bonificação de ações: como lançar no IrpfBolsa e preço médio

No domingo passado (dia 15/05/16), comentei sobre a bonificação de ações que recebi das empresas EZTEC e ITAUSA. Entrei em contato com a equipe do IrpfBolsa para questionar como proceder com o lançamento destas ações. É preciso constar na próxima declaração de IR, com o preço médio atualizado corretamente.

Não recebi uma resposta direta para esta questão. Então, vou proceder de acordo com o que considero lógico.

Vamos começar entendendo o que é uma bonificação:

Resumindo: de acordo com o site daltonvieira, “Bonificação é a distribuição gratuita de novas ações aos acionistas de uma empresa. O recebimento será proporcional ao número de ações que o investidor detém, e provem do aumento de capital de uma empresa mediante a incorporação de reservas. Para que a posição financeira permaneça inalterada ao receber novas ações, há a necessidade de ajustar o valor das ações“. Ou seja, o preço da ação cai para compensar a diferença – o valor patrimonial é preservado.

Minha dúvida inicial foi como lançar estas ações no IrpfBolsa. De imediato pensei em lançar como uma “operação de compra” qualquer. A dúvida permanecia em relação ao preço e os custos da operação, pois isto afetaria no cálculo do preço médio. Mas, lembrei que na bonificação não há custos para o investidor. Pesquisando um pouco percebi o óbvio, o preço é o valor anunciado na bonificação (claro… risos).

Sendo assim, farei o lançamento destas ações como se fosse uma operação de compra qualquer, com custos de corretagem zerados e o preço anunciado no portal CEI (Canal Eletrônico do Investidor).

Porém, de acordo com o blog blogdoini2011, a bonificação pode ter algum custo:

Em relação a Bonificação, pode ser atribuído um custo ou não, dependendo da origem das reservas que as criaram, conforme segue:

· Bonificação com custo: são ações emitidas em decorrência da capitalização de reserva de lucros já tributados. O acionista tem direito de receber essas ações e atribuir-lhes um custo, pois indiretamente está recebendo-as em troca de dividendos, os quais são isentos.

· Bonificação sem custo: são ações emitidas em decorrência da capitalização de reservas de capital. Como essas reservas não sofreram tributação, o acionista não pode atribuir o respectivo custo às ações recebidas.

“Para descobrir se a bonificação tem custo ou não, é preciso ler a Ata da Assembléia que definiu a bonificação. Nessa ata estará escrito o custo da bonificação quando for o caso.”

Quanto ao IRPF, consultei minha situação no e-cac recentemente e posso ficar tranquilo, pois já estou na fila para restituição.

4 thoughts on “Bonificação de ações: como lançar no IrpfBolsa e preço médio

  1. Pingback: Bonificação de ações do banco Itaú prevista para amanhã (21/10/16) |

  2. Estou estudando para começar a investir em ações e estou procurando um programa ou site para cálculo do IR para ganhos com renda variável.
    Vi o IRPFBolsa e o Calc1. O IRPFBolsa é bem mais barato.
    Você continua usando o IRPFBolsa? O que acha dele? Indicaria?
    Indicaria outro? Qual?
    Obrigado!
    Eduardo.

    • Olá Eduardo,

      Continuo trabalhando com o IRPFBolsa.

      Já testei a solução do Bússola do Investidor também e gostei muito, mas achei o valor da assinatura muito salgado. O IRPFBolsa tem atendido perfeitamente. O único cuidado que precisamos tomar é com as atualizações – faça sempre um backup do diretório do sistema antes de atualizar. A última versão dele 4.x (não lembro exatamente), simplesmente corrompeu a base de dados das ordens cadastradas – felizmente, mantenho os backups em dia! (risos).

      O IRPFBolsa é simples e atende bem o que se propõe.

      No meu caso, como não faço day-trade ou venda acima de R$ 20k, a apuração é ainda mais simples (não preciso gerar DARF).
      Recentemente, migrei para a Corretora Rico e no site existe uma área para apuração de IR, mas a Calculadora deles é paga (mensalidade de R$ 19,80 no sistema MYCAPITAL). Eu não conhecia o Calc1 da Sencon, mas, pelo valor da mensalidade, eu optaria pela calculadora da própria Rico.

      Na minha opinião, a relação custo x benefício do IRPFBolsa continua muito atrativa.

  3. Pingback: ITSA: Bonificação |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *