Mudanças no cenário político x expectativa do mercado

Conforme dito anteriormente, o mercado tem reagido de forma contundente as movimentações no cenário político. Não é difícil perceber que o mercado teme a continuidade do atual governo. O assunto é polêmico e é visto, muitas vezes, como religião. Não se iluda, analise fatos.

Sinais mais claros… impossível!

Quando a crise financeira estava tomando proporções preocupantes, para não tomar ações impopulares, o governo fingiu desconhecer o tamanho da crise e negou qualquer preocupação. Não entrarei em detalhes. Os debates, no período de eleição, não deixam dúvidas sobre o que foi dito.

Para demonstrar como o mercado tem recebido as notícias envolvendo o ex-presidente Lula ou as flutuações no processo de Impeachment, compartilharei o preço de fechamento de alguns ativos de peso (no grid de ações), nos dias de maior intensidade desta semana.

1. Resultado do fechamento desta segunda-feira (04/04), quando a defesa do governo colocou em dúvida a sustentação do processo de Impeachment da presidente.

acoes1

Por mais incrível ou inacreditável que pareça, não é montagem. Neste dia, encontrar algum ativo com fechamento positivo foi um desafio (todos na cor do PT).

Ai fica a pergunta: não existe razão para este temor do mercado?

 

 

 

2. Resultado do fechamento de hoje (sexta-feira – 08/04), quando surgiram notas desfavoráveis ao governo, como o pedido de anulação da nomeação de Lula.

acoes2

Volto a dizer: “não é montagem (risos)”.

A diferença é expressiva, não é mesmo? Este comportamento tem se repetido ao longo das últimas semanas. A expectativa do mercado, na mudança do cenário político, é grande.

Uma simples coincidência? Foi ao acaso? Certamente não. Este foi um exemplo desta semana apenas. O resultado de semanas anteriores impressionam do mesmo jeito.

 

Então, quando o EX-presidente Lula afirma ser peça fundamental para a solução dos problemas econômicos, não sei se é piada! Será que o mercado confia nisto também? Acho difícil! 😉

Quando a economia de um país entra em colapso, TODOS perdem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *