Carnaval 2018

Mais um feriado prolongado que costuma ser comemorado de diferentes formas. Na maioria das vezes, as pessoas optam pela folia, festejam e extravasam suas felicidades ao máximo possível. É evidente que cada um aproveita como julga melhor. Pessoalmente, prefiro aproveitar estes dias para renovar energias (descansar), ficar em família ou, dependendo do caso, reforçar alguns projetos pessoais.

Já encontrei diferentes visões quanto a origem do Carnaval. Compartilharei o texto do site historia-do-carnaval:

A origem do carnaval é incerta, mas acredita-se que tenha surgido na Grécia por volta do ano 520 a.C. Era uma festa em que o vinho era fundamental e as pessoas se reuniam em nome do deus Dionísio com a única intenção de se divertirem, celebrar a chegada da primavera e a fertilidade. Esse tipo de comemoração se tornou popular em Roma durante os primeiros séculos da era cristã.

O nome Carnaval vem de “Carne Vale”, seu significado está ligado ao fato dessa festa pagã acontecer durante os três dias que antecedem a quaresma, um longo período de privação, portanto era como uma despedida dos pecados da carne. Esse nome surgiu depois que a celebração foi legalizada pela Igreja Católica para coibir o que a instituição classificava como celebração pecaminosa. Ou seja, a celebração tinha como objetivo principal extravasar e fazer tudo que durante a quaresma era proibido.

Em 1545, depois do concílio de Trento, mudou-se o calendário de Juliano para Gregoriano e o Carnaval passou a ser uma data oficial para os cristãos. Dessa forma, é reconhecida como festa popular de rua que sofreu uma série de modificações culturais até chegar aos dias de hoje”.

Aproveitem da melhor forma possível, mas com prudência e respeitando ao próximo também. Para quem gostar de beber, tenha a decência de não dirigir. Caso viaje, certifique-se de que o condutor está em boas condições físicas (descansado) e sem consumir álcool. Não esqueçam, “a festa acontece TODO ANO” – não permita estragar a sua ou de terceiros.

FICA A DICA: “Sífilis volta a ser epidemia no Brasil, e doença ganha dia nacional de combate!”

Desejo um FELIZ CARNAVAL a todos!

One thought on “Carnaval 2018

  1. Pingback: Resultado do mês de fevereiro (2018) |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *