Tecnologia x Sistema escolar

Este assunto vem sendo muito discutido no Brasil e mundo afora. Compartilharei um vídeo que assisti ontem e farei uma reflexão bastante pessoal (minha opinião), baseada na experiência de vida de alguém que é entusiasta de tecnologia (informática) desde criança e trabalha até hoje (aos 40 anos de idade) com infraestrutura e segurança de redes.

Confiram o vídeo a seguir:

Será que na prática é assim mesmo?

A comparação do vídeo é tendenciosa e contraditória, pois este mesmo “sistema ineficiente” permitiu ao homem a criatividade para o avanço tecnológico demonstrado“.

Tecnologia é meio, não fim. Ou seja, é esperado que a tecnologia seja aproveitada como um meio mais ágil, flexível ou mesmo cativante para conquistar “determinados objetivos”. A qualidade do ensino não depende, necessariamente, da tecnologia empregada, mas sim da didática e dedicação de professores e alunos. Não confundam qualidade de ensino com evolução tecnológica. Não estou afirmando que não devemos utilizar recursos tecnológicos nas salas de aula, apenas não invertam as prioridades. É importante ler e estudar, não importa se será a partir de um livro, desktop ou tablet. E a facilidade de entendimento é maior quando a instituição dispõe de profissionais qualificados.

Para relembrar e demonstrar a complexidade envolvida, vejam como a tecnologia influenciou em meu período escolar:
http://aprendizfinanceiro.com.br/awrp/blog/2016/08/06/pokemon-go/

Não basta estudar em instituições bem equipadas. Se a didática ou formação dos professores for fraca, o aproveitamento será limitado. Há uma afirmação de que é o “aluno que faz a escola”. Em parte, sim. Mas, procure comparar o resultado do ensino de instituições militares. Já estudei em uma. Poucas instituições de ensino se igualam. Aliás, por preservar características militares (mais conservadoras), o aproveitamento e a relação de respeito entre professor e aluno é invejável.

Ainda assim, também acredito que é preciso melhorar.

Mas, o discurso moderno é romântico demais. Enquanto estão discutindo como direcionar melhor os alunos (desde cedo) para um mercado específico, esquecem que muitos deles sequer estão seguros quanto a escolha da carreira profissional. E o segredo do sucesso? Basta ter grandes ideias. Simples, não? (risos).

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