Independência financeira…

Nada melhor que aproveitar o feriado da Independência do Brasil para refletir sobre o nosso futuro e independência financeira (risos). Aliás, você já parou para pensar no significado real de “Independência financeira”?

Apesar de parecer besteira, é comum fazer confusão.

Ser independente financeiramente não é contar com um emprego estável, ganhar relativamente bem, nem mesmo ter capacidade para manter as contas em dia. Parece forte, mas isto é apenas sobrevivência. Hoje, um colega de trabalho comentou que é independente porque é casado, reside com esposa e filhos e por pagar suas contas sem auxílio de terceiros. É um começo (tem valor). Infelizmente, não é o bastante.

Uma pessoa realmente independente é aquela que conta com um fluxo de renda recorrente perpétuo, capaz de manter o padrão ou qualidade de vida, independente de estar empregada ou não. Você pode ganhar bem ou ser um empresário bem sucedido, mas não será independente enquanto seu padrão de vida DEPENDER única e exclusivamente de uma atividade profissional – ou seja, se não for capaz de manter o padrão de vida caso perca o emprego, ou caso sua empresa passe por um momento de instabilidade (como em crises).

Pense, ao menos, em sua aposentadoria. Apesar de parecer mais “confortável”, não se iluda em acreditar que esta preocupação não existe entre funcionários públicos. Confiram a reportagem de ontem:
http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2016/09/operacao-contra-fraude-em-fundos-de-pensao-leva-pf-8-estados-e-df.html

Conquistar a independência financeira não é tão complicado e oferece inúmeros benefícios, ampliando o poder aquisitivo, oferecendo maior tranquilidade, lazer, tempo livre e abrindo oportunidades de negócios com risco controlado (visto que contará com recurso próprio, dispensando empréstimos).

Por esta razão, os pilares para construção de riqueza são tão importantes: estudar, trabalhar, poupar e investir.

Acredito que criar o hábito de poupar seja um grande desafio porque vivemos em uma sociedade consumista e assediada pelo crédito fácil (não gaste além do que ganha). Poupe e invista. Pode não parecer, mas este é um pensamento capitalista sim. É poupando hoje que você terá capacidade de usufruir com maior qualidade no futuro. E o padrão de vida tende aumentar durante este processo! 😉

Seja paciente, vale à pena!

Como forma de incentivo, lembre-se que sua capacidade para viajar ou fazer cursos será cada vez maior, tornando as vantagens do cartão de crédito desprezíveis (sem exagero). Aliás, manter distância do cartão é o primeiro desafio de muitos (risos), principalmente os que acreditam que os pontos são fornecidos DE GRAÇA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *