Resultado do mês de agosto (2016)

É evidente que o mẽs ainda não terminou, mas procurarei compartilhar o resultado até a última sexta feira (ou final de semana) de cada mês. Felizmente, estamos prestes a encerrar mais um com excelentes resultados e expectativas positivas para o cenário político e econômico. O lucro já é certo para quem vem se posicionando desde o início do ano.

Não pretendo encerrar minha posição porque estou seguindo o modelo B&H e por constatar excelentes barganhas de grandes empresas desde o início do ano. Comprar ações do Banco do Brasil abaixo de R$ 14,00 ou EZTEC abaixo de R$ 13,00 foi uma oportunidade rara. Apesar de controverso, a Petrobras também ofereceu grandes barganhas. O espaço de valorização e a remuneração oferecida por estes ativos reforçam meu pensamento. Vale lembrar que a recomendação de pequenos aportes mensais (como o Bastter costuma indicar) é uma medida ideal para acúmulo de patrimônio e diluição dos efeitos da volatilidade. É um procedimento simples e muito eficiente.

A conclusão do processo de Impeachment está chegando ao fim e o desfecho refletirá na evolução dos preços, dos ativos de renda variável, nos próximos meses. Confesso que estou um pouco ansioso. A minha expectativa é que o movimento permaneça dentro de uma tendência de alta caso o impeachment se confirme, mas despencará caso o inverso aconteça. Logo, o risco é maior para investidores que se posicionaram, com grandes volumes, nas últimas semanas. Estou um pouco tranquilo porque venho me posicionando, aos poucos, desde a metade do ano passado. A Empiricus costuma dizer que, com a confirmação do Impeachment, a confiança no mercado brasileiro aumentará e a Bolsa Brasileira atrairá o interesse do investidor estrangeiro, pois as taxas de juros no resto do mundo estão muito baixas (perto de zero) – por esta razão, a relação risco/retorno torna o Brasil uma opção muito interessante.

Ao contrário do anterior, neste mês pude contar com um volume de dinheiro maior (pagamento de serviços adicionais que prestei). Parte do dinheiro foi destinado a clinica de estética de minha namorada e a outra parte na negociação de ativos de renda variável.

Também recebi proventos (dividendos, juros sobre capital próprio e rendimentos) de BBSE3, ITUB3, ITSA3, GRND3, BRCR11, FCFL11B, PQDP11, KNRI11, KNRC11, RNGO11, SAAG11, TRXL11, FVBI11B e XPGA11. Vale lembrar que o rendimento dos FIIs é mais regular. No entanto, neste mês, o rendimento das ações foi muito bom. Agora pouco, no portal CEI, confirmei que foi provisionado pagamento de juros sobre capital próprio de BBAS3 para o dia 31/08/2016.

Com o rendimento da própria carteira, somado ao capital que me prontifico separar para investir mensalmente, comprei mais ações ou cotas de ABEV3, ITSA3, BBSE3, AGRO3, KNRI11, XPGA11 e TRXL11. No caso do fundo TRXL11, comprei apenas uma (1) cota usando parte do rendimento do próprio fundo (não foi uma boa operação) – como coloquei em quarentena, ficarei apenas observando até obter uma sinalização mais clara sobre seu futuro.

A composição atual ficou assim (gráfico do IrpfBolsa):

carteira-08-2016

A valorização da carteira continua crescente e o resultado tem superado minha expectativa. No entanto, é preciso ter consciência que, no curto prazo, oscilações são naturais e esperadas (com movimentos de repique, por exemplo). Dentro de uma tendência de alta, os papeis não se movimentam em linha reta.

Estou apenas demonstrando o potencial de crescimento, isto não é recomendação de investimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *