No início desta semana, clientes da corretora Rico foram informados sobre a disponibilidade de um COE (Certificados de Operações Estruturadas) indexado às ações de Facebook, Google e Apple. Trata-se de uma modalidade de investimento muito interessante (perfil moderado ou agressivo) e nova no Brasil. Portanto, resolvi compartilhar informações detalhando o que é e como funciona.
Para entender o que é um COE, recomendo assistir o vídeo da B3:
Entendido o que é um COE, podemos analisar como funciona a operação e suas vantagens:
Eu pretendia compartilhar o vídeo com a proposta da Rico (no youtube), mas, verifiquei que a listagem do vídeo não está pública. Particularmente, acredito que seria mais vantajoso para a corretora torná-lo público. Porém, como não fizeram, comentarei apenas alguns detalhes gerais da oferta…
O COE oferecido pela Rico é emitido pelo Citibank, tem 2 anos de duração, requer aplicação mínima de R$ 5.000 e conta com quatro datas de observações, com rentabilidade fixa (muito boa) para cada observação. Ou seja, a operação pode ser encerrada, a cada semestre, caso o preço dos três ativos esteja acima do preço de strike (cotação no dia do fechamento do papel – data anterior ao início da operação e prazo de reserva). No pior cenário, o investidor resgata o valor aplicado.
É uma opção de investimento bastante interessante. Porém, não pretendo adquirir porque já montei um portfólio diversificado, visando longo prazo, com ativos de renda variável e renda fixa. A vantagem oferecida pelo COE é tentadora, mas, em relação ao portfólio que montei, perde um pouco o sentido.
No meu caso (como holder), a aplicação mínima de R$ 5.000, com prazo de 2 anos e possibilidade de resgatar o valor exato no final do período, torna o investimento pouco interessante.
Vou pensar com calma neste final de semana e segunda feira decido! 😉
Pingback: COE – Facebook, Google e Apple |