Resultado do mês de outubro (2018)

O mês de outubro encerrou com fortes emoções, definindo, após uma disputa eleitoral bastante polarizada, o futuro Presidente do Brasil (Jair Bolsonaro). Particularmente, fiquei satisfeito com o resultado e com a equipe que vem sendo apresentada. Em função do segundo turno, resolvi focar no cenário político-econômico brasileiro, procurando mostrar a importância de uma renovação política (buscando o fim de um sistema extremamente corrupto) e ajudando na divulgação de informações verdadeiras. Logo, fui obrigado a tomar uma posição clara e, portanto, não pude agradar a todos. Aliás, tudo isto custou bastante tempo, fazendo com que adiasse até mesmo a codificação (em MQL5) do robô para automatizar trades com mini contratos de dólar. Além disto, precisei lidar com pequenos imprevistos. Sem muitas delongas, vamos aos resultados.

Durante o período eleitoral, considero que a esquerda tentou manchar a imagem de Jair Bolsonaro distorcendo algumas de suas falas ou mesmo o entendimento de democracia, induzindo o entendimento de que sua vitória representaria a volta do regime militar ou também abandono total das “minorias”. O mais irônico foi ver que o candidato participou de uma disputa democrática e quase foi executado durante o processo. Foram tantos acontecimentos inacreditáveis, dignos de filme. Vale lembrar que, “a democracia NÃO é um sistema feito para garantir que os melhores sejam eleitos, mas sim, para impedir que os ruins fiquem para sempre“.

Se Bolsonaro fosse realmente homofóbico, como explicar este vídeo (contra fatos não há argumentos)?

Está sendo formada uma equipe que já comprovou eficiência e seriedade (o otimismo está voltando):

Nas últimas semanas fugi um pouco do propósito principal da fanpage, mas entendi que não poderia me omitir e decidi tomar uma posição clara. Eram apenas dois candidatos, com ideologias bem diferentes (basicamente 0 ou 1). Então, não havia como agradar todos. Obrigado pela paciência, apoio de alguns e desculpem pela insistência (foi necessário).

E, para você que ainda está muito preocupado com o fascismo, racismo ou machismo, gostaria de deixar uma reflexão:

Não esqueçam que estamos no mesmo barco…
Devemos torcer por um país melhor e próspero para TODOS! 😉

Quanto a economia, ainda estamos vivenciando um momento bastante delicado, mas, felizmente, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), em setembro, o Brasil gerou 137.336 mil empregos com carteira assinada – foi o melhor resultado para o mês em 5 anos. Com a aproximação do Natal estes números tendem melhorar ainda mais.

Como de costume, confiram os principais números e acontecimentos que sacudiram o país e o mundo:

Em relação aos investimentos, o mercado abriu uma oportunidade de especulação “interessante” para Forjas Taurus (alguns investidores “puderam” dobrar o capital). Minha atuação principal é como Holder, portanto especulo apenas em momentos pontuais. Por entender que os fundamentos da empresa são fracos e por perder o momento de entrada, preferi ficar de fora – o ideal é fugir de “micos”. Vale lembrar que poucas pessoas tem habilidade suficiente para tirar proveito de momentos como este. Aliás, para quem estiver com a ação em radar (FJTA4), recomendo muita cautela. Após a saída de um grande investidor, a Suno Research fez um alerta não recomendando a abertura de posição.

Não há novidade em relação ao balanço dos ativos que mantenho em carteira, mas deixarei o link para consulta do calendário de meses anteriores ou seguintes.

Para acompanhar os balanços, recomendo o seguinte link:
http://www.acionista.com.br/agenda/agenda-e-resultados-das-cias.html

Quanto aos investimentos…

Minha capacidade de aporte foi comprometida porque precisei lidar gastos adicionais, como revisão do carro, troca de pneu e uma viagem curta para aproveitar o feriado. Não realizei operações de trade porque mantive foco na divulgação de informações sobre o segundo turno, procurando desfazer o preconceito e a distorção que a mídia tradicional produziu contra o Bolsonaro. Pessoalmente, acredito que nosso destino caminhava para um futuro similar ao da Venezuela. Espero que o presidente não nos desaponte, mas certamente já mudamos o nosso rumo.”

Recebi proventos de ITSA3, ITUB3, ODPV3, BRCR11 (0,366%), FCFL11 (0,601%), PQDP11 (0,540%), KNRI11 (0,603%), RNGO11 (0,596%), SAAG11 (0,796%), GGRC11 (0,716%), MXRF11 (0,714%), KNCR11 (0,510%), HGRE11 (0,490%), FLMA11 (0,629%), HGBS11 (0,569%) e FIGS11 (1,233%). O desempenho dos FIIs permanece estável e, nas últimas semanas, vem apresentando recuperação. Infelizmente, o fundo BRCR11 continua com o pior resultado, porém, com a conclusão da negociação com a Brookfield, acredito que a partir do próximo mês o resultado será melhor – aliás, em dezembro, está previsto um presentão de Natal (expectativa de distribuição de rendimento de aproximadamente R$14,37 por cota). O rendimento da carteira permanece excelente, sendo reforçado com o pagamento de dividendos e JCP de ITSA3, ITUB3 e ODPV3 (pouco expressivo).

Para quem ainda não conhece o fundo FCFL11, convido assistir uma apresentação feita pela Suno:

Com o rendimento da própria carteira, somado ao capital que me prontifico separar para investir mensalmente, comprei mais ações (ou cotas) de ABEV3 e RNGO11. O maior aporte foi para ABEV3 e o menor para RNGO11. Por considerar que o mercado precificou injustamente as ações ABEV3, aproveitei o momento para reforçar minha posição. Imprevistos financeiros limitaram minha capacidade de aporte.

Como dediquei um tempo maior para compartilhar informações sobre as eleições presidenciais e combate à fake news ou distorções históricas (como a interpretação de fascismo, por exemplo), não realizei operações de trade e interrompi o meu projeto de codificação do robô para o MetaTrader 5. Mas fiquei muito feliz por fazer parte deste movimento para a construção de um novo Brasil.

Confiram a distribuição dos ativos, segundo o portal CEI (NÃO inclui o Fundo DI):

A proporção em ações aumentou em decorrência da forte valorização do índice Ibov

A composição atual ficou assim (gráfico do IrpfBolsa):

Vale lembrar que o gráfico acima representa uma distribuição baseada no custo de aquisição, não no valor de mercado

Nem preciso dizer que, com o resultado das eleições, o clima de otimismo volta a reinar. O mercado reagiu muito bem com a nomeação do juiz Sérgio Moro como Ministro da Justiça, levando o índice Ibovespa fechar perto dos 89 mil pontos (registrando uma nova máxima histórica). Fiquei muito satisfeito com o resultado, não só pela valorização de minha carteira de renda variável como também pela expectativa de dias melhores. Conforme a brincadeira no início, a equipe formada é digna de uma Liga da Justiça (risos). Tenho certeza de que o preconceito sobre o presidente será desfeito no decorrer do tempo. E, caso não corresponda à nossas expectativas, cobraremos com a mesma energia. Mas, os últimos contatos com Israel demonstram que o próximo governo não ficará apenas na promessa.

“Espero que o presidente não nos desaponte… certamente já mudamos o nosso rumo!

Um ótimo final de semana a todos! 😉

Estou apenas demonstrando o potencial de crescimento, isto não é recomendação de investimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *