Bovespa quase perde grau de investimento

A notícia é de ontem. Mas, mesmo em atraso, vale apena deixar registrado.

A agência de classificação de risco S&P rebaixou a nota de crédito da BM&FBOVESPA (BVMF3) para BBB-, com perspectiva negativa, último nível na escala do grau de investimento da agência. Segundo a S&P, o rebaixamento da BM&FBOVESPA segue a perda do grau de investimento do Brasil, mas reflete a resiliência potencial da companhia. – Fonte ADVFN

O que parece um desastre claramente anunciado, é visto como uma “oportunidade” por muitos analistas. Historicamente e segundo algumas análises, tudo indica que sim. Mas, cuidado com a interpretação de “oportunidade”. Segundo a Empiricus, estamos vivenciando uma oportunidade única (em décadas), com as cotações atingindo os níveis históricos mais baixos. Com isto, teríamos a chance de nos posicionar em ações de grandes empresas, que estão sendo negociadas muito abaixo do seu valor de mercado. E também porque, ao final da crise econômica, teríamos a chance de aproveitar uma forte reversão de alta. Não é tão simples, mas é realmente uma bela oportunidade para quem investe consciente. Vale apena, desde que invista em ações de empresas boas, claro.

Como o momento é de incertezas e o mercado anda nervoso (muito volátil), acredito que investir, segundo a metodologia do BH (com pequenos aportes mensais), seja a melhor alternativa. Nada de fazer loucuras pessoal. Pequenos aportes, em boas empresas, são mais fáceis de lidar e o estômago agradece. Lembrando que não há garantias de nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *