Fundos de Investimento x Grandes Bancos

Hoje (dia 28/07/16), ao colocar a leitura dos e-mails em dia, deparei-me com o seguinte alerta da Empiricus: “Você está sendo lesado pelos bancos e precisa agir imediatamente para estancar a sangria do seu patrimônio“. É, no mínimo, dramático. Sou assinante de alguns relatórios (excelentes, por sinal), mas não se precipite com a interpretação de tudo que é colocado (“muita calma nesta hora“). Não há motivo para desespero.

Atualmente, em diferentes áreas, tem sido comum trabalhar com indicadores numéricos para “comprovação” de eficiência ou resultados. Afinal, contra fatos não há argumentos… Cuidado, isto pode ser bastante relativo. É fácil induzir a uma interpretação errada, selecionando apenas o que interessa ser exibido. E não é preciso mentir para fazer isto.

De acordo com o video, muitas pessoas entenderão que investir em Fundos de grandes Bancos (como Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa), apesar de cômodo, será sempre um péssimo negócio, pois eles trabalham com taxas de administração extremamente abusivas e exploram seus clientes descaradamente. Os exemplos colocados foram de taxas que variam de 3 a 6%. Logo, os próprios banqueiros jamais investiriam nestes fundos. Não é bem assim. Volto a dizer que os relatórios são muito bem escritos (sou assinante de alguns). Porém, não dê espaço para ser iludido. Não esqueça que existe um trabalho de marketing para despertar o seu interesse pelo produto, afinal como você saberá quais são as “gestoras independentes com os fundos mais rentáveis”? Bingo! (risos)

Não estou dizendo que não vale à pena adquirir o relatório sobre Fundos (não conheço este relatório), apenas tome suas decisões de forma consciente.  😉

As taxas exemplificadas foram de investimentos de curto prazo, envolvendo volumes financeiros menores. A taxa de administração do fundo DI LP (longo Prazo) do Banco do Brasil, por exemplo, é de 1% para o DI LP 50 e 0,50% para o DI LP 250. Logo, o tempo atuará a seu favor. Você acha mesmo que um banqueiro, que conta com um volume financeiro absurdamente maior, vai pagar os mesmos 3% de aplicações de menor volume e curto prazo? É óbvio que não.

Vale lembrar que os benefícios vão aumentando conforme o volume financeiro aumenta (para qualquer pessoa).

Você já ouviu falar sobre o Visão Integral do Banco do Brasil? De acordo com o próprio Banco, nas aplicações em fundos de investimento que possuem o Visão Integral, o Banco do Brasil considera a soma dos saldos existentes do cliente nos produtos de investimentos, inclusive o valor da nova aplicação. Desta forma é possível a aplicação inicial de qualquer valor, desde que este saldo seja superior ao valor de saldo mínimo do fundo. No HSBC (ou Bradesco) isto é conhecido como Volume Global.

Seja como for, diversifique sempre! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *