Prioridades e armadilhas

armadilhasAntes de dar início a um projeto de crescimento econômico, tenha em mente que não existe receita de bolo e a escolha do método ou estratégia varia de acordo com o perfil de cada um. Não dedique seu tempo a promessas infalíveis. Isto pode colocá-lo na contramão do objetivo principal. Não pretendo, com isto, desanimar ou desencorajar ninguém, mas sim mostrar um pouco da realidade e ajudar a identificar os obstáculos e armadilhas que surgem ao longo do caminho.

Toda vez que você acreditar que encontrou uma “mina de ouro”, lembre-se que: “na maioria das vezes, para que poucos possam ganhar bem, muitos precisam perder”. Apenas instituições de caridade fazem caridade. Quando um negócio parecer perfeito ou óbvio demais, e for de domínio de uma grande massa, você dificilmente se encaixará entre os poucos que ganham algo. Suas chances serão mínimas. Faça um esforço para não esquecer isto.

Os métodos de ganhos extraordinários, sem muito esforço, simplesmente não existem – não passam de uma grande enganação. A busca por caminhos mais curtos tende a atrapalhar ou, em alguns casos, resulta em “fim de jogo” (game over). Portanto, não busque atalhos. O entendimento e a aceitação disto diminuirá sua exposição a golpes também.

Então, comece pelo mais importante: valorize e priorize sua família, amigos, saúde e conquistas pessoais. Procure manter isto em harmonia, pois lhe trará grandes felicidades e será seu ponto de apoio. Lembre-se que “o retorno financeiro é proporcional ao conjunto de conquistas adquiridas ao longo da vida e isto não é tão previsível como tentam fazer parecer”.

O entendimento de riqueza não é igual para todos, então não se preocupe tanto com isto. O dinheiro perde valor quando “não” se tem liberdade, saúde e pessoas com quem partilhar. Simples assim.

Caso queira crescer de verdade, não fique esperando… estude, invista em você mesmo e não abra mão de seus valores. Mantenha-se atualizado e bem informado – isto será de grande valia em suas escolhas. E, só assim, estará capacitado para separar o joio do trigo.

Um tanto óbvio? Mas, parece que muitos ignoram ou esquecem destes detalhes. Atualmente, com a Internet, o acesso a informação é muito rápido e fácil. Precisamos nos blindar contra as armadilhas que surgirão – e não serão poucas.

Ganhar dinheiro é relativamente difícil, mas perder é extremamente fácil”.

A grosso modo, podemos dizer que há quatro formas de enriquecer:

  • Ganhando na loteria;
  • Nascendo rico;
  • Casando com uma pessoa rica;
  • Herdando uma grande fortuna; ou
  • Trabalhando muito.

Como as quatro primeiras formas dependem, quase exclusivamente de sorte, o que nos resta é trabalhar muito. Mas, a construção de riqueza depende também de vários outros fatores. E, ao contrário do que muitos dizem por ai, é possível enriquecer com o suor de seu trabalho sim.

Há quatro grandes pilares para a construção de riqueza: estudar, trabalhar, poupar e investir.