Resultado do mês de janeiro (2020)

E chegou 2020… Pois é, já comecei o ano com fortes emoções e pequenos imprevistos. De maneira geral, acredito que o mês foi marcado pelo surgimento do vírus coronavírus na China, refletindo negativamente em quase todos os ativos do mercado de renda variável. Com isto, os principais índices, como Ibov e IFIX, apresentaram uma queda expressiva. Como se não bastasse, comecei o mês com resultado negativo nos trades e precisei lidar com gastos imprevistos como manutenção do carro e impostos. Sem muitas delongas, vamos aos resultados.

Este foi um mês recheado de imprevistos pessoais (alguns bons, outros nem tanto) e, com isto, atrasei um pouco na publicação do resultado mensal.

No cenário político-econômico interno não há acontecimentos de grande relevância. Porém, algumas noticias chamaram a atenção…

Após a exoneração do secretário nacional da cultura, Roberto Rego Pinheiro, devido à um discurso remetendo ao período nazista, a atriz Regina Duarte aceitou a indicação para comandar a Secretaria Especial da Cultura. É evidente que a nomeação causou indignação entre artistas com ideologia de esquerda, como foi o caso do ator José de Abreu que partiu para ofensas e ameaças – de tão irracional, não vale à pena comentar.

O jornalista Glenn Greenwald também foi notícia. O Ministério Público Federal (MPF) apresentou denúncia contra o jornalista pelo envolvimento direto com os hackers responsáveis pelo esquema de invasão de celulares de autoridades brasileiras. Apesar de alguns questionamentos quanto a liberdade de imprensa, não podemos ignorar que a atitude foi claramente ilegal/ilícita, incluindo a troca de informações para blindar da justiça todos os envolvidos. O jornalismo deve ser livre sim, mas por vias legais.

Imaginem se o mesmo fosse feito por representantes do governo atual, fazendo investigações ilegais sob o pretexto do jornalismo livre.

Outra notícia que teve destaque foi a intenção do atual governo na contratação de 7 mil militares para o INSS. Por incrível que pareça, “desagradou alguns”. Logo em seguida, o MP pediu a suspensão da contratação, alegando injustiça competitiva por não incluir civis. Para acalmar os ânimos, o vice presidente Hamilton Mourão sugeriu a convocação de militares (ao invés da contratação).

Particularmente, acredito que a convocação de militares é muita mais vantajosa para o cidadão que depende do serviço, visto que desafoga a demanda de atendimento, não amplia o quadro de funcionários públicos e flexibiliza o remanejamento de pessoal.

Como de costume, confiram os principais números e acontecimentos que sacudiram o país e o mundo (do redator chefe da Modal):

Em relação ao mercado de capitais, o ano começou com algumas mudanças nas taxas de nossa Bolsa de Valores (B3) que começará cobrar 0,12% sobre os proventos recebidos (dividendos e JCP) para investidores com mais de R$ 20.000 investido e também anunciou custo zero na manutenção da conta de custódia. Confiram alguns detalhes:

No final do mês, saiu o calendário para divulgação do balanço de 4T19 de mais de 100 empresas. Para acompanhar o resultado, sugiro acessar o segundo link indicado logo abaixo.

Para obter acesso ou acompanhar os balanços, recomendo o seguinte link:
https://financenews.com.br/?s=3t19 ou https://financenews.com.br/?s=4t19

Quanto aos investimentos…

Recebi proventos de ITUB3, ITSA3, HYPE3, FLRY3, ODPV3, EGIE3, BRCR11 (0,46%), FCFL11 (0,21%), PQDP11 (0,41%), KNRI11 (0,37%), RNGO11 (0,48%), SAAG11 (0,65%), GGRC11 (0,44%), MXRF11 (0,92%), KNCR11 (0,48%), HGRE11 (0,55%), VISC11 (0,55%) e HGBS11 (0,47%). O rendimento da carteira continua excelente, mas, conforme exposto no resultado anterior (DEZ 2019), uma correção no valor dos ativos era esperada e foi intensificada o surgimento do vírus coronavírus – em um único mês, o índice IFIX recuou de 3253 para 3077 pts e o índice Ibov de 118.573 para 113.760 pts. É um momento de grande tensão e expectativa, mas não há motivo para pânico. De maneira geral, o rendimento da carteira permanece excelente, sendo reforçado com o pagamento de dividendos e JCP de ITUB3, ITSA3, HYPE3, FLRY3, ODPV3 e EGIE3 (os rendimentos mais expressivos foram de Engie e Hipermarcas).

Com o rendimento da própria carteira, somado ao capital que me prontifico separar para investir mensalmente, comprei mais ações (ou cotas) de EGIE3, FCFL11 e abri posição no fundo HFOF11. O maior aporte foi para HFOF11 e, nos demais, a distribuição foi bastante equilibrada.

Aproveitei o rendimento mais expressivo de EGIE3 para reforçar minha posição na empresa (acredito que empresa atua em um mercado muito promissor). E abri posição em HFOF11 (fundo de fundosFOF) por entender que se trata de um fundo bastante diversificado, vem apresentando um excelente resultado, é gerido pela Hedge Investiments (gestão ativa) e apresenta uma boa liquidez diária (acima de R$ 3 milhões).

Confiram a análise do fundo HFOF11, feita pelo Nod do ClubeFii:

Confiram a distribuição dos ativos, segundo o portal CEI (NÃO inclui o Fundo DI):

A proporção em ações aumentou em decorrência da forte valorização do índice Ibov – em 113 mil pontos

A composição atual ficou assim (gráfico do IrpfBolsa):

Vale lembrar que o gráfico acima representa uma distribuição baseada no custo de aquisição, não no valor de mercado

O que aconteceu com os trades em janeiro (2020)?

Iniciei o ano/mês exercitando algumas operações manuais e terminei arcando com um prejuízo um tanto desagradável. Sendo assim, resolvi não operar mais no mês e preferi focar apenas no projeto APFTrend-Plus.

Como estou concentrado no APFTrend-Plus, decidi encerrar o desenvolvimento do APFTrend-v2.0 (em breve, disponibilizarei os binários desta versão para download sem restrições).

Obtive sucesso em algumas operações manuais, porém tenho dificuldade para encerrar operações mal sucedidas. Todas vez que operei com o robô, o lucro era modesto e os prejuízos controlados! Logo, esta foi uma das razões que me levou abortar as operações manuais e voltar a concentrar no robô.

De maneira geral, continuo bastante satisfeito com o resultado da carteira. Comparado com o mês de dezembro, o ganho da capital da carteira foi negativo, no entanto continua superando minhas expectativas. Vale lembrar que, no curto prazo, oscilações são naturais e esperadas (com movimentos de repique, por exemplo). Dentro de qualquer tendência, os papeis não se movimentam em linha reta.

O objetivo aqui é meramente didático. Algumas estratégias (mais especulativas que comento) envolvem risco elevado, com potencial de ganho expressivo ou, em alguns casos, prejuízos imediatos. Então, estude sempre, consulte diferentes fontes de informação e tire suas próprias conclusões – a única recomendação que faço é: não façam trades na fase inicial (a tolerância aos erros será pequena)!

Estou apenas demonstrando opções de investimentos e o potencial de crescimento, isto não é recomendação de investimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *