Saque do FGTS

Hoje foi a minha vez de iniciar o processo para o saque do dinheiro disponível em conta. Ontem à noite, acessei a área de contas FGTS e selecionei a opção de extrato completo para imprimir e levar até uma agência. Descreverei como foi a experiência.

Caso você encontre alguma dificuldade para acessar o extrato, confira o seguinte vídeo:

No meu caso, existiam dois saques “disponíveis”. Logo de saída, eu já havia confirmado, pelo extrato completo, uma conta inativa (Situação da Conta: I) e outra erroneamente ativa – apesar da consulta prévia indicar que não existiam contas inativas para o meu CPF ou NIS. Na outra conta (supostamente ativa), o problema ocorreu porque houve mudança de razão social após uma cisão (não vem ao caso e não pretendo prolongar porque foi um evento muito particular). De qualquer forma, por saber que uma delas estava com a situação I (inativa) no sistema, fiquei tranquilo.

Para evitar surpresas, resolvi acessar o extrato ontem à noite para imprimir e levar como comprovante… 😉

Pois é, depois disto, quase infartei (risos). A conta que estava inativa havia sumido do “extrato padrão”. Mas, quando cliquei na opção “extrato completo”, fiquei surpreso com indicação de “SAQUE DEP – COD 01 AG … e SAQUE JAM – COD 01 AG …” no dia 10/04/2017 e saldo zerado. De imediato, não entendi. Eu não havia feito nada ainda. A primeira coisa que veio a cabeça foi: “eu não saquei, será que fui roubado?“. Depois de pesquisar um pouco, descobri que esta atualização indica apenas que o saque ficou disponível no dia 10/04/2017, o valor “SAQUE DEP” corresponde ao total dos depósitos e “SAQUE JAM” os juros. Ou seja, não entrem em pânico… É normal.

Conforme comentei anteriormente, a atualização com “SAQUE DEP” apareceu apenas para a conta com situação I. Nada mudou para a outra. Sendo assim, procurei, em minha carteira de trabalho, anotações que comprovassem a cisão. Utilizei o aplicativo de celular CamSanner e imprimi atrás do extrato da conta supostamente ativa. Fiz isto para agilizar no entendimento (para solicitar a liberação) e entregar como comprovante.

O atendimento foi relativamente “rápido”. Felizmente, a agência não estava cheia e tive sorte de ser atendido por um profissional bastante eficiente e prestativo. Expliquei o caso da outra conta (não é muito simples) e ele procurou liberar também. É evidente que o saque ficou disponível imediatamente apenas para a conta inativa. Já o saque da outra conta, ficou agendado para os próximos 5 dias, pois o pedido será avaliado e pode cair na malha fina do Banco.

Acredito que o processo todo levou aproximadamente 40 min para concluir, mas precisei pegar duas senhas: “uma para a triagem do FGTS e outra para solicitar o saque” (incomoda um pouco).  Como não tenho conta na Caixa, solicitei um TED para meu Banco. Caso a outra conta libere (e espero que sim), terei que retornar para solicitar outro saque.

Posso afirmar que foi mais tranquilo que imaginei!

121 thoughts on “Saque do FGTS

    • Neste caso, seria interessante procurar uma agência da Caixa para verificar quais são as possibilidades – por quanto tempo o saque ficará disponível (não tenho certeza). De qualquer forma, não faria sentido deixar o dinheiro parado no FGTS, pois seria sua pior opção de investimento (perde até para poupança). Faria muito mais sentido sacar e investir em títulos públicos ou CDBs, por exemplo.

  1. No meu caso a empresa depositou a multa rescisória e logo em seguida emitiu a chave… Fui a agência na data que estava na chave e tive a surpresa de só receber o FGTS sem a multa…. Fui orientado a pedir a empresa pra solicitar outra chave pra receber a multa rescisória …. Fiz isso está com data pra daqui a 2 dias e ainda não aconteceu o saque no meu extrato do FGTS … Continua normal lá será que há algo de errado?

    • A princípio, você precisa aguardar até que os trâmites concluam, mas fique atento. Pelo que foi escrito, acredito que o problema se resolva logo mais, pois, no meu entendimento, isto é “responsabilidade da empresa”.

  2. O meu foi assim tinha chegando um sms da caixa informando que ja esrava liberado o Saque do fgts ai fui ver no site da caixa quando poderia sacar ne pois preferia sacar depois que eu fizer o homologação dia 21/03/2018

    Ai no site mostra la que minha conta esta zerada e apareceu Saque dep cog1 e saque jam cog 1
    E um negativo na frente do valor com a data 15/03/2018..

    Eu tive um mini infarto de susto pois pensei me roubaram como assim .. ? Imediatamente liguei na caixa e eles me informou que isso é normal que aparece realmente isso quando a empresa avisa ao caixa q o suposto funcionario nao esta mais na empresa.. Por isso aparece zerado..

    E o saque com a Data que não tem nada a ver significa que ela data ja esta disponível para vc retira o valor..

    • Entao quer dizer que essa data que vc falou que tem nd a ver é o suposto dia q já está liberado para saque. Por estou c o msm poblema

  3. nossa quase infartei com o saldo do meu extrato do fgts pois já estou contanto com ele para algumas pendências mas ainda bem que li essa publicação e fiquei mas tranquila , mas mesmo assim só ficarei tranquila totalmente qnd eu sacar o valor kkkk obrigada pela ajuda .

  4. Pelo amor de Deus perdi até o sono quando eu vi a conta zerada…Nosssssa nem vou dormir mais dps disso enquanto não resolver R$0,00 ta maluco nem relenei no meu cartão é a conta tá zerada….só acontece com pobre.

  5. O meu também apareceu zerado com saque do dia 27/06/2018 e saque do dia 28/06/2018 sendo que ainda não fiz minha homologação, nossa guase infartei. Estar certo? É assim mesmo que aparece?

  6. O meu aconteceu assim, fui na caixa sacar meu fundo, e fui informada que tinha que aguardar 5 dias,e meus documentos ficaram retidos. Quando abro meu App da caixa estava como sacado, a agência já fechada liguei para o sac eles me informaram que os documentos ficam com eles para confirmação. Mas de fato do jeito que sou ansiosa só semana que vem quando sacar ficarei em paz.

  7. Ainda não fui na agencia, esses dois valores iremos sacar completo?
    SAQUE DEP – COD 01
    SAQUE JAM – COD 01
    Somando os dois?

  8. Meu irmão, eu fiz isso tudo que o povo fez aí, infartei 15 vezes, caguei na cueca, cuspi meu coração, ressucitei… Muito obrigada pelo post!!! Salvou minha noite (que seria em claro) e metade do meu dia de amanhã (pois a caixa só abre amanhã 11h aqui)!

  9. Quase infartei passei a noite em claro no meu caso ainda estou sendo desligada da empresa nem homologuei abri uma conta na caixa e quando puxei o saldo fgts tinha 650 para fins recisorios Mano do céu eu trabalho 13 anos na mesma empresa como assim ?
    Aí desci é estava lá sac jam 1 dep sac 1 tipo estava dizendo que existiam dois saques feitos eu pensei fui roubada liguei para o ex Patrão em pânico ele não sabia de nada tbm amanhã cedo serei a primeira pessoa na caixa e voltarei para contar
    Que Deus me proteja e a luta de 13 anos de trabalho esteja lá
    Obrigada

  10. Na chave de liberação está com a data 21/08/2018 terça-feira e Cod Dep 01 no dia 20/08/2018 e conta zerada…. será que só dá prá sacar mesmo no dia 21??,agradeço…

  11. Pergunta. Ainda não fiz recisao da empresa, vou agora é meio de setembro, mas já recebi sms dizendo que os valores estão disponíveis pra saque, tanto que nos meus extratos constam zerados (tb quase infartei quando vi). Será que eu posso já sacar ou tem que esperar a chave que todos falam pra pode sacar?

  12. Olá !!! Obrigada pelas informações!! Quase entrei em colapso nervoso quando acessei meu extrato e vi que estava zerado mas, depois da sua postagem, tudo resolvido!!!

  13. Boa ta/r/de, no meu caso apareceu o SAQ DEP – COD 01 E SAQ JAM – COD 01, zerando o saldo do meu FGTS no dia 18/06/2018, porém eu não fui demitido, continuo empregado, será que é fraude ? ou lberaram o saque por engano?

    • Boa tarde Sérgio,

      O ideal é que você vá a uma agência da Caixa para verificar a razão.
      Se você conseguir sacar mesmo, será melhor (pode investir em outra opção melhor).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *