Armas de fogo aumentam ou diminuem a violência?

Resolvi escrever sobre o assunto após conferir alguns comentários quando compartilhei, em nossa fanpage, o resultado da pesquisa Datafolha que apontou que 51% dos brasileiros têm medo da polícia e apenas 47% confiam nos policiais.

Caso esse pessoal precise de ajuda, recorrerão ao Batman?

Na verdade não existe um consenso claro sobre o assunto…

É possível levantar pesquisas que comprovam que países com liberação de armas são mais seguros e, se quisermos, também encontramos material colocando em dúvida.

O problema é que tudo isto varia de acordo com a realidade de cada região. Não poderíamos usar o Japão como exemplo, pois os aspectos culturais, sociais e econômicos são MUITO diferentes. Quanto menos desenvolvido o país e mais desigual economicamente, mais frequentes serão os conflitos violentos – com ou sem arma de fogo.

– Se quiser reforçar a tese da liberação:
https://www.tercalivre.com.br
https://dellacellasouzaadvogados.jusbrasil.com.br

– E se quisermos refutar a tese:
http://mercadopopular.org

– Meio termo (considero o mais sensato):
https://veja.abril.com.br

O problema é que o Brasil é um país que carece em infraestrutura, saúde e segurança. Vi muitos questionamentos quanto a atuação da polícia – se, com a polícia existem problemas, sem ela vira um caos.

É fácil perceber que se trata de um assunto complexo. A defesa de cada tese acaba dependendo do viés que cada um prefere defender!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *