Indicadores-parte2: Programação de robôs de trade (videoaula)

Nesta segunda parte, da série de vídeos sobre indicadores, optei por tratar sobre a codificação da mudança de cor do candlestick em função da média móvel exponencial.

Conforme exposto anteriormente, meu primeiro contato com a codificação do indicador foi através de um vídeo da DeltaTrader. Mas, a base para manipular as cores do candlestick foi a partir de um projeto gratuito, desenvolvido por Kourosh Davallou:
https://www.mql5.com/pt/code/1349

Confiram a segunda parte:

Os exemplos demonstrados estão disponíveis através da url:
http://aprendizfinanceiro.com.br/indicador-aulas2.zip

Conforme prometido, também disponibilizarei para download o código para implementação da VWAP

A VWAP é a representação do Preço Médio Ponderado por Volume (Volume Weighted Average Price) e costuma ser vista como uma opção para visualizar como os grandes players estão agindo.

Em relação aos trades, a VWAP pode ser utilizada como uma referência de suporte ou resistência. Existem várias observações. É fácil perceber que uma reversão pode acontecer quando o preço toca a VWAP. Porém, caso o preço rompa de forma expressiva (rompendo um suporte ou resistência), o movimento dentro da tendência pode acontecer de forma mais expressiva (ao acionar stops, por exemplo).

Compreendi melhor a formula da VWAP através deste artigo (em inglês):
https://stockcharts.com/school/doku.php?id=chart_school:technical_indicators:vwap_intraday

O bloco de código é basicamente este:

   sumPrice    += (double) (((high[i]+low[i]+close[i])/3) * volume[i]);
   sumVol      += (double) volume[i];
   buf_VWAP[i] = NormalizeDouble(sumPrice/sumVol,2);

A seguir, o link para download:
http://aprendizfinanceiro.com.br/vwap.zip

No momento, é a última versão que tenho utilizado. Caso você tenha alguma sugestão ou faça alterações, por favor nos informe e compartilhe o código!

Gostaria de deixar claro que minha atuação principal permanece como holder. O que estou compartilhando é uma experiência pessoal e, caso bem sucedido, pretendo apenas reforçar os aportes mensais. Não estou muito convicto de que realmente vale a pena.

Tenham consciência de que poucos *investidores* sobrevivem aos trades. Vende-se muita ilusão na Internet. Seja qual for a sua escolha, faça consciente!

Desejo sucesso a todos… infelizmente, sei que serão poucos! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *