Renda variável: O preço de compra é importante?

Será que o preço é realmente fundamental no momento de uma compra ou abertura de operação? O tema é polêmico, não existe uma verdade única, mas estudos demonstram que varia de acordo com o tipo de operação, momento e volume financeiro.

Uma carteira só pode ser vencedora se os preços subirem!

É evidente que todo investidor visa retorno financeiro, visto que está cedendo seu tempo e dinheiro ao emprestar recursos para terceiros. Quanto maior o risco, maior a expectativa de lucro. Não estamos fazendo caridade. Mas, tudo isto é muito relativo.

A previsibilidade é maior quando estamos investindo em renda fixa – neste caso, é possível fazer um planejamento mais eficiente em relação ao volume aplicado, tempo e taxa de retorno. Não estou afirmando que não possa haver perdas, porém os riscos são menores e mais previsíveis.

O mesmo não é observado na renda variável. A base para investimento pode ser semelhante, mas as opções e riscos envolvidos são superiores e difícil de mensurar.

Você pode assumir uma posição de Holder, tornando-se sócio de boas empresas. Trata-se de uma visão e postura de investidor. O objetivo é fazer parte de um determinado negócio (empresa) e crescer junto. Por outro lado, é possível atuar como Trader, especulando a volatilidade do mercado. Não são excludentes, mas é preciso compreender claramente qual é o tipo de operação desejada. O trader também é importante, pois sua atuação aumenta a liquidez do mercado.

É fácil perceber que, como trader, o preço de entrada em cada operação é fundamental, pois o lucro depende da diferença de preço entre a abertura e fechamento de cada operação (comprar barato e vender mais caro).

Diferentemente, o holder acumula patrimônio diversificado em valor e não pretende fechar posição enquanto a sociedade se mostrar “lucrativa e vantajosa”. Quando a empresa apresenta lucros consistentes a cotação acompanha e, possivelmente, contaremos com juros sobre capital próprio, dividendos, bonificação e também podemos participar de subscrições. A flutuação de curto prazo, não interfere nestes benefícios e o preço médio será diluído ao longo do tempo.

Sendo assim, compartilharei a minha visão e de alguns analistas:

Confiram o posicionamento de alguns analistas e educadores financeiros:

Desejo um ótimo fim de semana para todos! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *