Todo investimento é especulação?

Parece óbvio, mas poucos são capazes de diferenciar. Não se posicione no mercado de renda variável ou aceite opções de maior risco enquanto não compreender bem a diferença. Acumular patrimônio diversificado em valor não é uma mera aposta!

Há muitas definições, mas podemos interpretar que investimento é uma forma de concentrar energia (ou dinheiro) em algo que nos permita agregar valor, “proporcionando crescimento”. Já a especulação pode ser interpretada como uma aposta (ou jogo) – embasada ou não – que permite tirar proveito de uma situação específica (quando dá certo… risos)“.

Sim, são conceitos bem próximos. Mas não são iguais! 😉

Confiram a definição segundo Graham:

Uma operação de investimento é uma que, após análise minuciosa, promete segurança do capital e uma remuneração apropriada. As operações que não cumprem esses requisitos são especulativas.

No resultado de março, por exemplo, comentei que iniciei uma posição em ODPV3. Pois bem, minha escolha foi baseada nos fundamentos da empresa – considero um nicho de mercado interessante e o balanço da empresa é excelente. Ao atuar como Holder, minha intenção é acumular patrimônio diversificado em valor, vejo um potencial de crescimento longo e quero fazer parte deste negócio.

Por outro lado, há algum tempo atrás, iniciei uma posição em CARD3 (já encerrada), avaliando o estudo feito pela Empíricus e procurando especular o valor de mercado (apostando na valorização). Ou seja, abri uma posição sem intenção de manter em carteira (tendendo para position trade).

Se você for um grande entusiasta de criptomoedas e afirma não se importar com os riscos porque todo investimento é uma especulação, então você não faz a mínima ideia do que está fazendo“.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *