Vale a pena fazer faculdade?

Ao acessar o Youtube, recebi uma sugestão de um vídeo insinuando que, nos dias atuais, NÃO é tão vantajoso fazer uma faculdade. Os argumentos (que discordo) chamaram minha atenção, e resolvi pesquisar o quão comum este pensamento pode ser observado. Pessoalmente, considero indispensável.

Informação e conhecimento são fundamentais, mas não servem de nada se você não souber usar com inteligência! 😉

Na parte de finanças, o Bastter costuma dizer que, independente da escolha, devemos nos programar para colocar as probabilidades de acerto a nosso favor. E como não podemos prever o futuro, não há como acertar sempre. Logo, devemos nos cercar de conhecimento e instrumentos que permitam diminuir a margem de erros, ampliando a probabilidade de acertos – através de um bom manejo de risco. Isto vale para qualquer coisa.

Você tem ideia de quantas portas serão fechadas, caso apresente um currículo com um nível formação limitado? Nível superior é o mínimo que esperam, pois já não é mais considerado diferencial – infelizmente, a falta dele, tende ser critério de exclusão.

Para melhor compreensão, já vi discriminação, em entrevistas de emprego, quando existem candidatos com formação em instituições particulares. Muitas empresas abrem vagas para estudantes de Universidades Federais e as demais nem ficam sabendo. Quando a BrasilTelecom (atual Oi), por exemplo, abriu vagas para estudantes de engenharia, na cidade de Campo Grande, a oferta de emprego (começando por estágio) foi direcionada apenas para alunos da UFMS – os alunos das demais universidades nem souberam. O mercado não se importa se você acha justo ou não.

Concurso público então… as vagas para nível superior não estarão disponíveis.
Caso você não se importe, tudo bem!

Ahhh, mas todo mundo diz que para ganhar dinheiro é “SÓ EMPREENDER”muito simples, não?

Fico admirado em ver a facilidade que vendem nestes discursos. A base, o conhecimento e a experiência de mercado serão adquiridos por osmose então? Não estou dizendo que seja impossível. É possível ter sucesso sem uma formação superior, exemplos não faltam (apesar de raros). Reconheço que varia de pessoa para pessoa. Mas, lembrem-se de que o “ideal” seria colocar as probabilidades de acerto a nosso favor. Não procurar um ensino superior ajuda? Não vejo como.

Em um dos vídeos, um engenheiro afirmou que nunca viu sentido no estudo de derivadas. Pois bem, compartilharei alguns exemplos de aplicação, extraído do blog engenheirocaicara:

Com a derivada é possível de se calcular a variação da velocidade instantânea de um corpo com relação ao tempo. Lembra no ensino médio, logo nas primeiras aulas de física, quando você aprendeu o conceito de velocidade? Sim, aquilo se trata de uma aplicação de derivada! Ainda utilizando a física como exemplo, se pegarmos a função da velocidade em função do tempo e derivarmos a mesma, teremos a aceleração do corpo em qualquer instante.

Outro exemplo prático de aplicação da derivada é a determinação da taxa de variação do volume de um recipiente qualquer com relação ao tempo que o mesmo é cheio. Ainda é possível determinar a taxa de variação do custo de um financiamento, em quanto tempo uma determinada doença se propaga em determinado número de habitantes de uma cidade, o tamanho ideal para a produção de certa embalagem, ou até mesmo o lucro ou prejuízo de uma indústria em função da quantidade de sua mão de obra.

Indo mais além, com os conceitos de derivação, é possível de se definir o que ocorre com as ondas estacionárias, determinando seus comportamentos, através da análise das condições do contorno de sua função. Esses só são alguns humildes exemplos da aplicação do conceito de derivadas, pois existem muitos outros.

Amplie a sua visão de mundo!

Em outro vídeo vi uma afirmação de que algumas empresas procuram profissionais “fodas” (sei.. risos).

Tá certo… Vai lá na Google e “diz” que você é “foda” (tenta a sorte). Pouquíssimas empresas darão a oportunidade de TENTAR provar isto com um currículo medíocre.

Acredito que o crescimento depende de etapas. Se você puder concentrar inúmeras provas de habilidade ou competência, seu caminho será menos tortuoso. A escolha é de cada um. Empreender será uma etapa ainda mais desafiadora, que demandará um esforço MUITO maior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *