É possível viver de renda?

O “feriado” de Carnaval está chegando. Com ele, surge uma excelente oportunidade para festejar, descansar (renovar energias) ou mesmo rever alguns conceitos. Particularmente, prefiro aproveitar o feriado para relaxar! No entanto, para quebrar a rotina, viajarei com minha namorada neste final de semana (ela também está precisando… risos). Por esta razão, compartilharei o resultado do mês de fevereiro no final de semana seguinte ao feriado. Antes de viajar, resolvi compartilhar relatos interessantes de alguns blogueiros que reforçam os benefícios da independência financeira, bem como um padrão comum no processo de evolução (pautado em educação financeira).

Mas, antes de prosseguir, é importante compreender o que de fato representa o processo de enriquecimento, com suas vantagens, desvantagens ou limitações. O objetivo não é apenas o acúmulo de bens, mas sim a busca da independência financeira – liberdade, tranquilidade e qualidade vida. Vale lembrar que não é um processo rápido, mas é recompensador.

Será que o dinheiro realmente compra felicidade? Assistam este vídeo (de Rafael Seabra):

Perceberam que o maior benefício não está nos bens adquiridos? 😉

O processo é gradativo, requer paciência e dedicação. Logo, é comum encontrar questionamentos contrários ou equívocos quanto a eficiência de alguns conceitos apresentados. O entendimento nem sempre é tão óbvio quanto parece e a análise pode depender de conhecimento prévio. Seja como for, não existe uma receita de bolo para seguir. “Recentemente”, publiquei um artigo que demonstra a eficiência da educação financeira no processo de enriquecimento financeiro.

Durante a semana, observei inúmeros questionamentos referentes a realidade (ou limitações) da população brasileira, principalmente quando é feito um estudo que demonstra o efeito dos juros compostos somado aos aportes mensais (considerado alto).

Li questionamentos quanto a capacidade do brasileiro em aportar periodicamente (muita calma nesta hora… risos). Vale lembrar que o objetivo, na maioria das vezes, é demonstrar o potencial de evolução de um investimento de longo prazo – é uma estimativa. Na prática, o processo não é tão previsível, muito menos “estático”. Portanto, não se preocupe demasiadamente com a sua capacidade atual de aportar. Você não precisa aportar o mesmo valor demonstrado nas simulações, mas precisa aprender as estratégias e criar o hábito de poupar e investir para estar preparado quando a oportunidade surgir. O importante é acumular patrimonio diversificado em valor.

No início, é difícil para a grande maioria.

Quando comecei, minhas limitações eram expressivamente maiores. Ainda assim, escolhi investimentos compatíveis com minha realidade e coloquei em prática a estratégia publicada no artigo a estratégia. Aos 40 anos de idade, ainda não conquistei a independência financeira (estou cada vez mais perto), mas já tenho o privilégio de colher muitos frutos.

Não sou muito ambicioso.
O meu objetivo principal é conquistar uma vida cada vez mais tranquila e saudável. Simples assim! 😉

Mas, será que é realmente possível viver de renda?

Para reforçar o entendimento e conhecer a experiência de vida de outros investidores, visitem estes blogs:
http://vivendoderenda.com/
http://viverderenda.blogspot.com.br/

Li alguns artigos do blog viverderenda e, apesar de discordar em alguns pontos, gostei do conteúdo produzido:
http://viverderenda.blogspot.com.br/p/artigos-do-vr.html

Desejo a todos um excelente feriado de Carnaval

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *