SPAM: Cuidado com as técnicas de marketing digital!

Depois de receber cinco comentários spam, em algumas postagens do blog, resolvi escrever sobre este assunto.

Estamos vivenciando um momento de grande euforia em relação a técnicas de marketing digital e empreendedorismo. Mas, infelizmente, poucas pessoas sabem como explorar os recursos corretamente e é algo que também abriu novas oportunidades para o mercado de ilusões.

Com o avanço tecnológico, surgiram novas ferramentas que possibilitam impulsionar o seu modelo de negócio. Cuidado, como é algo relativamente novo, é difícil mensurar com exatidão o benefício que cada estratégia tem a oferecer. O envio de spam, por exemplo, é uma técnica muito empregada, mas, no longo prazo, o efeito será danoso – a não ser que você envie de forma consentida (poucos tem consciência ou conhecimento para fazer desta maneira).

Há poucos dias recebi os seguintes comentários:

ROBO WHATSAPP MARKETING DIVULGAÇÃO EM MASSA

BRINDE: CURSO COMPLETISSIMO ROBO WHATSAPP MARKETING

BRINDE: CURSO WHATSAPP,EBOOK 12 DICAS WHATSAPP,AUTORESPONDER WHATSAPP

BRINDE: 1 SOFTWARE ENVIOS SMS EM MASSA

BRINDE: 1 LISTA TELEFONES CELULARES SMS BRASIL COMPLETO 2016

Alcance Seu Publico Alvo

Alavanque Suas Vendas

Pedidos Na Area De Contatos 
ROBO WHATSAPP MARKETING DIVULGAÇÃO EM MASSA

BRINDE: CURSO COMPLETISSIMO ROBO WHATSAPP MARKETING

Alcance Seu Publico Alvo

Alavanque Suas Vendas

Nao Expira Taxa Unica ,Pode Revender Afiliados 

Os comentários, em si, fazem parte de uma estratégia e você é o alvo final (risos). Neste caso, o objetivo consiste na venda de curso e solução para o envio de mensagens via WhatsApp (em massa). Vejo como um modelo ineficiente. Aliás, esta é uma das razões que me levou moderar todos os comentários do site, evitando que os usuários sejam influenciados por informações em desacordo com o que defendo.

A busca por sites de grande visibilidade (ou nicho específico) para postar propagandas como esta, disponibilizando o link para o site do produto, consiste em uma estratégia de marketing digital. Particularmente, não me agrada.

Trata-se de uma estratégia que “funcionará melhor” para o anunciante, que publicou sem custo algum e está fazendo um spam de forma sutil e sem direcionar a “uma conta pessoal”. Mas, você, como spammer, corre risco de prejudicar a imagem de sua empresa, incomodando seus clientes diretamente. Perceberam a diferença? Neste caso, pode ser que, no início, você consiga atrair o interesse de alguns clientes. Porém, no longo prazo, o incômodo será maior e a tendencia natural é afastar.

Coloque-se na posição do cliente… você gostaria de receber spam frequentemente? É pouco provável! 😉

Já o envio por e-mail é ainda pior, pois, além do incômodo gerado aos clientes, existem mecanismos automáticos de filtragem anti-spam que podem prejudicar sua empresa com maior intensidade, cadastrando algumas contas ou servidores em blacklists mundiais, resultando em diferentes transtornos.

Conforme exposto inicialmente, apesar de parecer contraditório, é possível fazer spam de forma consentida. Um spam consiste, basicamente, no envio de propagandas não solicitadas. No entanto, ao produzir um conteúdo que desperte o interesse de determinado público, é perfeitamente aceitável fornecer um mecanismo, como o cadastro de uma conta de e-mail, permitindo ao cliente manifestar o interesse em receber atualizações automáticas sobre o assunto. Isto não deixa de ser spam, mas foi autorizado.

E não utilize iscas em seu site. Evite produzir um material limitando a leitura ao cadastro de uma conta de e-mail. Dando a liberdade de escolha aos clientes, a confiança sobre seu negócio aumenta. Assim, você fideliza seus clientes naturalmente! 😉

Como usuário, evite cadastrar sua conta de e-mail em qualquer site. Do contrário, correrá o risco de incluir sua conta em uma lista de spam compartilhada“.

 

One thought on “SPAM: Cuidado com as técnicas de marketing digital!

  1. Pingback: Vale a pena fazer Spam em comentários? |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *