Tesouro direto: como investir

Nesta semana, conversei com alguns colegas sobre investimentos e muitos ainda tomam decisões baseadas em recomendações do próprio banco. É algo muito comum, mas é importante tomar alguns cuidados. Por esta razão, tecerei comentários sobre este assunto e compartilharei alguns vídeos sobre o Tesouro Direto – uma excelente alternativa para quem está começando.

O primeiro aspecto importante e fundamental é: “NUNCA procure o seu banco sem antes identificar, estudar (entender) e fazer uma seleção dos investimentos que melhor se adaptam ao seu perfil“. Ou seja, não deixe para analisar “na hora” (diante do atendente ou gerente). Os artigos disponíveis na opção de menu Investimentos auxiliarão neste processo.

Na maioria das vezes, o banco oferecerá alternativas de investimento “lucrativas para o próprio banco ou funcionários“; e não quer dizer que sejam lucrativas para cada um de nós (clientes). A venda de títulos de capitalização (TC) é frequente, pois trata-se de um produto simples e bastante acessível. Logo, o esforço para convencer os clientes aderir ao produto tende ser menor, facilitando também no cumprimento de metas (os funcionários precisam vender “n” pacotes por mês).

Tenha consciência do que o TC representa realmente. Procure evitar, principalmente na fase inicial de formação de patrimônio. A premiação “dependerá de sorte” e o rendimento é insignificante, perdendo até para a Poupança (com grande diferença). Encare o TC como uma “loteria fechada” (sorteio entre clientes do banco), que permitirá resgatar o dinheiro “investido” no final do período. Para quem visa formação de patrimônio ou aposentadoria, este é um produto que não serve. Já apliquei algumas vezes e nunca compensou! 😉

Faça uma simulação do ganho financeiro através de uma calculadora de juros compostos e compare:
https://www.clubedospoupadores.com/simulador-de-juros-compostos

Na minha opinião (visão pessoal), a Poupança ainda é uma das melhores opções para quem está começando e detalhei as razões deste pensamento no artigo A estratégia. Atualmente, tenho feito novos aportes alternando entre FIIs e ações, assumindo assim um risco um pouco maior – neste mês, por exemplo, comprei algumas cotas do fundo TRXL11.

Em função do cenário econômico atual (com altas taxas de juros), o investimento em títulos públicos continua chamando a atenção e, com isto, muitas pessoas costumam perguntar sobre o Tesouro Direto. Particularmente, não pretendo investir diretamente em títulos públicos (invisto indiretamente, através de um fundo DI) porque meus aportes futuros serão destinados a renda variável. No entanto, por se tratar de um excelente investimento (muito procurado), compartilharei alguns vídeos que auxiliarão no processo de escolha do tipo de título e  como investir mensalmente.

Confiram a rentabilidade acumulada do Tesouro Direto:
http://www.tesouro.gov.br/pt/-/rentabilidade-acumulada

 

– Saiba tudo sobre os tipos de títulos públicos do Tesouro Direto:

– Aplicações mensais no Tesouro Direto:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *