Formação de patrimônio (primeiros passos)

A semana foi, sem sombra de dúvidas, bastante turbulenta para quem investe em renda variável – com Ibovespa encerrando em queda de 3,32% e inúmeros acontecimentos no cenário político (Aumento para funcionalismo público, Protestos contra Temer, Corte de 4,3 mil cargos e etc). O ano promete fortes emoções, principalmente enquanto o cenário político permanecer instável. O gráfico de hoje foi o inverso ao da publicação anterior.

Screenshot_20160610-175245

Diante de tantas incertezas, algumas pessoas ficam desconfortáveis ou inseguras para começar investir. No entanto, saibam que, ao contrário do que parece, o momento oferece excelentes oportunidades para “investidores conscientes”, seja em renda variável ou fixa. Mas, é você quem definirá o nível de emoção (risos)!  😉

Se você estiver começando e conta com recursos limitados, acredito que o ideal seja optar por opções mais simples e de baixo risco, mantendo constante o estudo sobre educação financeira e investimentos (é fundamental). Com o tempo e experiência, evoluímos naturalmente.

Ou seja, acredito que o ideal (aproveitando o momento atual) seja começar por investimentos em renda fixa, como: “Poupança, Tesouro Direto ou LCI“.

Investindo em Renda Fixa

Não tenho conta na corretora Easynvest, mas compartilho alguns de seus vídeos porque são muito didáticos e educativos. Para você que se sente inseguro ou está começando, recomendo separar alguns minutos de seu tempo para assistir este vídeo (reforça o que tenho compartilhado ao longo do tempo):

Cuidado com a interpretação da indicação de  “reavaliar os investimentos”. Não gire patrimônio. A troca deve ser feita quando identificamos que o investimento perdeu valor (ou tende perder). Ou seja, não tente migrar de um investimento para outro na busca de “rendimentos melhores”. Podemos até direcionar novos aportes conforme nosso interesse (se julgarmos lucrativo). A Bolsa de Valores, por exemplo, não está em seu “melhor momento”, mas é justamente agora que vale à pena se posicionar, pois permite comprar um número maior de ações de boas empresas (com cautela).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *